Páginas

domingo, 1 de junho de 2014

Você conhece todas as vacinas oferecidas pelo SUS?




As primeiras ações de imunizações no Brasil datam de 1804. Mas foi no ano de 1973 que foi criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI) doMinistério da Saúde. E por meio do PNI o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza todos os anos mais de 300 milhões de doses de vacinas. Ao todo, são oferecidos gratuitamente 42 tipos de imunobiológicos e 25 vacinas. Mas você sabe quais são as vacinas e quem deve tomá-las?
Antes do PNI, as ações de imunização eram caracterizadas pela descontinuidade e pela baixa área de cobertura. Criado com o objetivo de coordenar essas ações, o Programa - em 40 anos - transformou o Brasil em um dos países que oferece o maior número de vacinas do mundo.
A coordenadora do PNI, Carla Domingues, destaca que o calendário de vacinação beneficia toda a família. "Nós temos um calendário para o adolescente, adulto e idoso, além da criança que já é rotineiramente vacinada. Então é importante que todas as pessoas conheçam o calendário de vacinação para que ele esteja sempre atualizado", explica. Conheça abaixo o calendário nacional de vacinação atualizado e não deixe passar nenhuma vacina!
 
Todo esse esforço para imunizar a população está dando resultados. O Brasil alcançou a erradicação da poliomielite e da varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Também foi registrada queda acentuada nos casos e incidências das doenças imunopreveníveis, como as meningites por meningococo, difteria, tétano neonatal, entre outras.
Das vacinas disponíveis hoje no SUS, 96% são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência de tecnologia. Isso só é possível porque existe no país um parque produtor de vacinas e imunobiológicos. É um importante patrimônio que deixa o Brasil em situação privilegiada em relação a outros países do mundo e possibilita o desenvolvimento científico e tecnológico.
Novas vacinas – Nos últimos quatro anos, o Ministério da Saúde introduziu sete novas vacinas. Em 2010, foi a vacina pneumocócica 10 valente e meningocócica C conjugada. Em 2012, incluiu a vacina penta (difteria, tétano, pertussis, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B) e a vacina inativada poliomielite (VIP). Já em 2013, o PNI ampliou a oferta da vacina hepatite B, de 29 para 49 anos de idade.
Recentemente, o SUS passou a oferecer a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, e é exclusiva para crianças com 15 meses que tenham tomado a primeira dose da tríplice viral. Em 2014, o Ministério já incluiu a vacina contra o HPV, e vai lançar ainda a vacina contra a hepatite A e a dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) para gestantes.

Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde
Esse post faz parte de #programasecampanhas e possui as seguintes tags: Vacinação,  Sarampo,  SUS,  HPV,  vacina, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações,  PNI,  Poliomielite,  imunobiológicos,  Sistema Único de Saúde (SUS), Hepatite B,  Rubéola,  influenza,  difteria,  caxumba,  Tríplice Viral,  Calendário de Vacinação,  Transferência de Tecnologia,  vacina contra HPV,  Varicela,  #destaques,  Programa Nacional de Imunizações (PNI),  vírus HPV,  Varíola, dTpa,  hepatite A,  Vacina HPV,  #VacinaHPV,  doses,  vírus autóctone do sarampo,  doenças imunopreveníveis, meningites por meningococo,  meningites,  tétano neonatal,  influenza tipo b,  vacinas para gestantes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons