Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

8 de Abril – Dia Mundial Contra o Câncer: Os benefícios da Nutrição na Prevenção e no Tratamento do Câncer


Os benefícios da nutrição na prevenção e no tratamento dos variados tipos de câncer.
04_08_combateaocancer
O câncer é uma doença que pode atingir qualquer órgão do organismo e pode levar a morte, se caracteriza pela formação de um tumor de células que podem ser benignas ou malignas. No caso desse último, se caracteriza a gravidade do câncer, pois essas células podem se espalhar pelo corpo comprometendo vários outros órgãos.
Alimentos que Combatem o Câncer
Já está cientificamente comprovado que existem alimentos que auxiliam no combate contra o câncer. Conhecidos como: alimentos anticancerígenos, eles são aqueles que conseguem evitar a aparecimento da doença e ajudam no combate ao câncer, devido o seu poder antioxidante.
Um prato bem colorido com alimentos saudáveis e não industrializados, pobres em conservantes,  é a melhor solução para combater e prevenir as diversas formas de câncer.
Alguns exemplos de alimentos que combatem o câncer são:
  • Frutas: suco de uva natural concentrado, acerola, manga, romã;
  • Hortaliças: brócolis, alho, tomate, chicória, cebola vermelha, cenoura;
  • Cereais Integrais: Aveia, semente ou farinha de linhaça;
  • Outros: Peixes, chá verde, pimenta;

Alimentos que Protegem do Câncer
Os alimentos que protegem do câncer possuem características que ajudam a bloquear as enzimas causadoras de metástases, produzidas pelas células cancerígenas. Eles ajudam também a desintoxicar o organismo, varrendo os radicais livres, evitando a oxidação das células, agindo como antioxidantes.
Abaixo, alguns exemplos de alimentos que protegem o organismo contra o câncer:
  • Alimentos fonte de Vitaminas do Complexo B: Banana, carnes, ovos, vegetais verde-escuros.
  • Principalmente de Vitamina B6: carnes em geral, de preferência magras, ovos, leguminosas, espinafre, pimentão, nabo, aveia e trigo;
  • Legumes e Frutas: Manga, melancia, aipo, pepino, tomate, laranja;
  • Alimentos fitoquímicos: Com função antioxidante, ricos em vitaminas C e E e minerais, como selênio. Fontes alimentares: frutas cítricas, chá verde ou mate, vinho tinto ou suco de uva concentrado, oleaginosas, alecrim, cúrcuma, curry, mostrada, farelo de trigo e aveia;
Com a alimentação saudável e o consumos dos alimentos acima, as células ficam mais protegidas e correm menor risco de sofrer qualquer tipo de mutação, o que levaria ao surgimento ou ao agravamento do câncer. Como por exemplo, as fibras quando são ingeridas atuam no sistema intestinal absorvendo os elementos causadores de câncer e os removem, impedindo a irritação e a sua absorção pela parede intestinal.
Já os alimentos ricos em vitaminas do complexo B, principalmente na vitamina B6, fortalecem as mucosas e não deixa que as células passem pelo processo de mutação, que daria início ao câncer.
A manga é uma fruta rica em antioxidantes chamados polifenóis, que combatem o câncer, principalmente o de mama e o de cólon. A fruta também é rica em vitaminas A e C. Outra fruta essencial nessa luta é a Melancia que além de hidratar o corpo, por ser rica em água, protege contra o câncer devido ao seu alto teor de licopeno e glucationa, substâncias que também evitam a oxidação celular. O Tomate é rico em fitonutrientes, especialmente o licopeno que ajuda a proteger de doenças degenerativas.
Observação: O consumo de 10 tomates ou mais por semana ajuda a reduzir para um terço a probabilidade de desenvolver o câncer de próstata, neste caso, indicamos o consumo de suco natural de tomate, que ajuda no consumo da quantidade recomendada, de maneira facilitada.
Legumes como aipo e pepino, também são alimentos que evitam o surgimento do câncer. Ricos em potássio e flavonoides evitam os danos aos radicais livres das células responsáveis pelo aparecimento da doença.
Os indivíduos que se alimentam mais de legumes e frutas estão mais protegidos do câncer, pois segundo as últimas pesquisas científicas, as substâncias fitoquímicas, possuem a capacidade de impedir a transformação de uma célula saudável em uma célula cancerígena.
Ao mesmo tempo, uma alimentação rica em gorduras, açúcares e carboidratos simples, pães brancos, bolachas recheadas, carnes vermelhas e gordurosas, embutidos e enlatados são responsáveis pela inflamação celular, desequilibram hormônios como a insulina, prejudicam os níveis de colesterol e por isso devem ser EVITADOS NA ALIMENTAÇÃO de quem busca saúde e qualidade de vida.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons