Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Estudo aponta que brasileiros abusam do uso de ansiolíticos e demonstram sinais de dependência



A PROTESTE realizou uma pesquisa sobre hábitos de consumo de ansiolíticos, antidepressivos e hipnóticos, com pessoas de cinco países, para analisar o uso destes medicamentos.
E o resultado revelou que a epidemia dos Rivotris, Valiums, Prozacs e afins em nosso país é até mais grave do que nos demais pesquisados: Bélgica, Itália, Espanha e Portugal.
Os brasileiros demonstraram um uso crônico significativamente mais alto, principalmente de antidepressivos. O uso desdes medicamentos está associado a indivíduos com estilo de vida pouco saudável, definido por aqueles que sofrem de insônia, são fumantes, sedentários, estressados e portadores de transtornos de ansiedade ou depressão.

Veja abaixo os índices que apontaram que os brasileiros iniciam o consumo mais cedo:
  • - 45% dos entrevistados brasileiros já fizeram uso desses medicamentos e também declararam ter consumido mais de todas as categorias de medicamentos no último ano.
  • - 36% dos brasileiros começaram a tomá-los antes dos 26 anos, percentual mais alto entre as nacionalidades ouvidas.
  • - Mulheres na faixa etária entre 55 e 74 anos e com escolaridade baixa são mais propensas a consumir, ao longo da vida, esses psicotrópicos, cujo uso idealmente não deveria exceder quatro semanas e 50% dos participantes admitiram consumi-los por mais de um ano.
  • - 47% das pessoas usam ansiolíticos juntamente com antidepressivos, os principais motivos que levam a ingerir esses medicamentos são problemas de insônia e acontecimentos traumáticos, como morte de parente, divórcio ou desemprego.
  • - 9% dos participantes admitiram adquirir os medicamentos por meio de parentes ou amigos.
  • Boa parte dos usuários, sob acompanhamento médico, relatou não ter recebido qualquer orientação ou advertência sobre os riscos de dependência, seus efeitos colaterais e o perigo em associá-los ao álcool.
  • - 35% dos brasileiros apresentam sinais de dependência de ansiolíticos e hipnóticos
  • - 45% disseram se sentir mais seguros se tiverem o remédio à mão e uma parte significativa afirmou ficar nervosa com sua falta. Não bastasse, um quarto dos usuários aumenta suas doses para manter a sua eficácia.


razoes-uso-tranquilizantes

Os dados de nossa pesquisa, contrários ao estereótipo do brasileiro despreocupado e tranquilo, evidenciam que o uso irresponsável e o abuso dessas medicações já são uma realidade em nossa sociedade.

Leia mais: Estudo aponta que brasileiros abusam do uso de ansiolíticos e demonstram sinais de dependência - PFARMA http://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/estudo-e-pesquisa/1151-pesquisa-consumo-brasileiros-abuso-tranquilizantes-ansioliticos.html#ixzz2Jbo6FEyL
Leia mais: Estudo aponta que brasileiros abusam do uso de ansiolíticos e demonstram sinais de dependência - PFARMA http://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/estudo-e-pesquisa/1151-pesquisa-consumo-brasileiros-abuso-tranquilizantes-ansioliticos.html#ixzz2JbmdKU19

Os perigos de malhar em jejum

 


Por muitas vezes me deparo com recomendações de leigos, sites e até especialistas que enfatizam a ideia de praticar exercício físico em jejum. É bom ressaltar: essa prática não é saudável!
Ao acordar, você está no estado que chamamos de jejum overnight. Isso significa que você está sem comer pelo menos 8 horas. A glicose sangüínea está baixa e seu organismo precisa de fontes energéticas para te manter em pé. Se não come e vai praticar qualquer exercício, você não perde gordura, e sim, massa muscular. Você vai emagrecer, é fato, mas será por conta da perda de massa muscular, o que não é o foco dos adeptos a malhação.
Quer saber outra coisa super importante? O café da manhã é sua principal refeição, é ela que te dará as energias necessárias para o dia. Em jejum, principalmente durante a prática de atividades físicas, pode lhe render uma hipoglicemia, com consequente vertigem e até desmaio! Imagine você fazendo uma sessão de supino e desmaia? Ou está correndo na esteira, tem uma tontura e cai? Que perigo!

Antes de malhar, não precisa comer tudo o que vê pela frente, não é o intuito. Coma um pão integral, uma fruta, um iogurte. Precisamos de 60% de fonte de carboidrato por dia! Não engorda, quando ingeridos na quantidade ideal. O carboidrato é quebrado e armazenado como estoques de glicogênio. Durante o exercício, estes estoques são depletados, ou seja, utilizados como fonte energética. Após o exercício, é necessário uma uma alimentação leve, porém, completa, com fonte de carboidratos, proteínas e fontes seguras de gordura (leite desnatado, azeite e castanhas), pois o seu metabolismo está a mil até 1 hora após a prática e precisa armazenar a energia perdida.
Não há segredo. Ninguém pára em pé sem alimento! Não caia neste mito, pois é um perigo para sua saúde.
Até mais!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons