Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os perigos de malhar em jejum

 


Por muitas vezes me deparo com recomendações de leigos, sites e até especialistas que enfatizam a ideia de praticar exercício físico em jejum. É bom ressaltar: essa prática não é saudável!
Ao acordar, você está no estado que chamamos de jejum overnight. Isso significa que você está sem comer pelo menos 8 horas. A glicose sangüínea está baixa e seu organismo precisa de fontes energéticas para te manter em pé. Se não come e vai praticar qualquer exercício, você não perde gordura, e sim, massa muscular. Você vai emagrecer, é fato, mas será por conta da perda de massa muscular, o que não é o foco dos adeptos a malhação.
Quer saber outra coisa super importante? O café da manhã é sua principal refeição, é ela que te dará as energias necessárias para o dia. Em jejum, principalmente durante a prática de atividades físicas, pode lhe render uma hipoglicemia, com consequente vertigem e até desmaio! Imagine você fazendo uma sessão de supino e desmaia? Ou está correndo na esteira, tem uma tontura e cai? Que perigo!

Antes de malhar, não precisa comer tudo o que vê pela frente, não é o intuito. Coma um pão integral, uma fruta, um iogurte. Precisamos de 60% de fonte de carboidrato por dia! Não engorda, quando ingeridos na quantidade ideal. O carboidrato é quebrado e armazenado como estoques de glicogênio. Durante o exercício, estes estoques são depletados, ou seja, utilizados como fonte energética. Após o exercício, é necessário uma uma alimentação leve, porém, completa, com fonte de carboidratos, proteínas e fontes seguras de gordura (leite desnatado, azeite e castanhas), pois o seu metabolismo está a mil até 1 hora após a prática e precisa armazenar a energia perdida.
Não há segredo. Ninguém pára em pé sem alimento! Não caia neste mito, pois é um perigo para sua saúde.
Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons