O que o ovo tem a ver com a insulina? Mais do que vocês imaginam, porque, assim como o ovo, a insulina é uma proteína que se comporta nas diversidades das condições ambientais a que ela é submetida.
O que acontece com o ovo se batemos a sua clara ou o colocamos sob uma fonte intensa de calor? Ele passa por transformações que alteram sua forma original. O mesmo acontece com a insulina. Por isso devemos tomar alguns cuidados, evitando:
- Agitação extrema;
- Alterações de temperatura (frio abaixo de 2 graus ou calor acima de 30graus);
- Exposição excessiva ao ar (frascos em utilização por mais de 28 dias);
Por isso devemos ter um cuidado especial ao armazenar e/ou manipular a insulina.
Cuidados que devemos ter com a insulina
- Não guardá-la na porta da geladeira, pois com o abre e fecha da porta, as variações de temperaturas são muito grandes.
- Não armazená-la próximo ao congelador da geladeira, evitando assim que ela se congele. Guarde sua insulina nas prateleiras próximas a gaveta de frutas e verduras.
- A Insulina que se encontra em uso, pode ser mantida fora da geladeira, desde que a temperatura ambiente não ultrapasse os 30 graus, devendo ser usada em até 28 dias.
- Ao transportar o frasco de insulina em caixa de isopor, devemos evitar que ele fique rolado de um lado para o outro.
- Quem usa insulina em caneta, deve retirar a agulha a cada uso, evitando assim a entrada de ar, que pode modificar a eficácia da insulina.
Escrito por: Mônica Amaral lenzi – Farmacêutica | Educadora em Diabetes (30/03/2012)
farmaceutica@docevidadiabetes.com.br
www.docevidadiabetes.com.br